09
Out 09

 Pode parecer óbvio para quem é da área, mas quem não tem intimidade com informática pode se confundir hoje na hora de comprar um computador portátil. São denominações como netbook, notebook, smartbook e ainda outro termo: o nettop. Para acabar com a confusão, vamos explicar as sutis diferenças entre esses equipamentos.

Notebook - O termo mais conhecido. São os computadores portáteis que estamos acostumados a ver desde 1995, quando ganharam esse nome. Tem telas entre 11,3 e 17 polegadas, com pesos que variam de 1,8 a 2,5 quilos. Há alguns modelos para games que chegam a pesar quase quatro quilos. Os processadores podem ter de um até quatro núcleos e muitos modelos possuem configuração de fazer inveja a desktops (computadores de mesa), como o Dell M15x, por exemplo.

Netbook - São portáteis com configuração modesta. O processador roda tarefas do dia a dia (Pacote Office, acessa web via rede sem fio, cabeada e alguns modelos com chip 3G). A memória máxima é de 2 GB. Os discos chegam a 250 GB em alguns casos, mas o mais comum é 160 GB. Não há unidade gravadora de DVD e suas telas vão de sete a 10 polegadas (já existem modelos com 11 polegadas, mas não no Brasil). Seu peso não ultrapassa 1,4 quilo e, por consumirem menos energia, as baterias de alguns modelos chegam a durar até seis horas de trabalho ininterrupto.

O sistema operacional geralmente é o Windows XP. Por serem menores que um notebook, suas teclas geralmente são pequenas e menos espaçadas, o que torna desconfortável trabalhos de longas digitações. Portanto, um netbook é direcionado para mobilidade. Se você quer um portátil para executar tarefas pesadas, com certeza precisa de um notebook e não um netbook.

Smartbook - Utilizam processadores Arm ou Tegra, que consomem pouquíssima energia. Rodam Windows Mobile, uma versão enxuta do sistema da Microsoft. Têm telas de - no máximo - 8,9 polegadas e pesam cerca de 800 gramas. São munidos de rede sem fio e também modem 3G e vão servir mais para acesso a internet e e-mails, oferecendo maior mobilidade que um netbook. Não vão rodar tarefas pesadas, ainda mais pela memória, que não ultrapassa 1 GB. A unidade usada como disco é uma memória flash, com tamanhos que variam de 4 GB à 16 GB. Alguns modelos têm GPS. Ainda não chegaram ao Brasil, mas rumores indicam que os primeiros modelos chegarão ainda no final de 2009, como o smartbook da nVidia, e irão custar por volta de 800 reais. Destaque para a duração da bateria, que chega a 10 horas executando vídeo ininterruptamente.

Nettop - Utiliza uma configuração semelhante ao netbook: processador Atom, memória de 2 GB e disco que vão de 160 GB até 320 GB. A principal diferença é que sua arquitetura não utiliza circuitos delicados e minúsculos como um netbook. Poderiam ser chamados de micro-desktops, pois seu gabinete é uma caixa quadrada com lado de 20 centímetros. Como um desktop, é necessário ligar teclado, mouse e monitor. Também ainda não chegaram ao Brasil e os rumores é que desembarquem por aqui no segundo semestre de 2010. O preço gira em torno de 230 dólares.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br

publicado por beco1001 às 02:53
 O que é? |  O que é? | favorito
sinto-me: preucupado

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO